Ao longo das últimas décadas, o núcleo de pesquisa tem se consolidado como um dos principais centros de produção científica aplicada à economia e à gestão do transporte aéreo no Brasil e na América Latina. Seus estudos exploram, sob múltiplas perspectivas teóricas e metodológicas, a dinâmica complexa dos mercados aéreos, a eficiência operacional das companhias, a regulação de infraestrutura, o comportamento dos passageiros e as transformações estruturais da indústria. Em comum, esses trabalhos compartilham um enfoque quantitativo rigoroso e um compromisso com a modelagem econométrica e estatística avançada, contribuindo para o debate acadêmico e para a formulação de políticas públicas e estratégias empresariais no setor.
Uma das principais linhas de pesquisa trata da demanda por transporte aéreo e de seus determinantes macroeconômicos e sociais. Santos et al. (2024) investigam o impacto de recessões sobre o fluxo de passageiros para destinos turísticos em economias emergentes, revelando como choques econômicos afetam o setor de maneira desigual em função da natureza das viagens. Essa abordagem macroeconômica dialoga com estudos anteriores sobre efeitos da pandemia na demanda aérea e na inclusão social (Santos, Oliveira & Aldrighi, 2021), além de análises sobre competição e preços em mercados liberalizados (Oliveira & Huse, 2009), permitindo compreender o transporte aéreo como fenômeno sensível ao ciclo econômico e às transformações sociais.
Outra frente importante abrange a organização industrial e a concorrência no setor aéreo. Pesquisas como as de Oliveira e Huse (2012) e Oliveira e Vassallo (2008) exploram a diferenciação de produtos e a segmentação de demanda, enquanto Oliveira e Oliveira (2018) modelam a concentração de mercado em pares de cidades. Estudos recentes analisam estratégias de sobrevivência em contextos de fusão e falência (de Oliveira & Oliveira, 2021) e a adaptação de modelos de negócio a ambientes competitivos e de consolidação (de Oliveira, Oliveira & Lohmann, 2021). Essas análises oferecem insights sobre comportamento estratégico das companhias, interação entre modelos de negócio (FSC vs. LCC) e dinâmica de preços em mercados em evolução.
A infraestrutura aeroportuária e suas interações com o mercado aéreo constituem outra vertente fundamental. Trabalhos como os de Bettini e Oliveira (2016) e Rolim, Bettini e Oliveira (2016) estimam os efeitos da privatização de aeroportos sobre a demanda e sobre as tarifas aéreas, ao passo que Brito, Oliveira e Dresner (2021) demonstram impactos significativos da mudança de regime de gestão sobre a estrutura tarifária. Estudos anteriores exploraram a importância dos hubs para o turismo (Costa, Lohmann & Oliveira, 2010) e a concentração de tráfego aéreo no desenvolvimento regional (Oliveira et al., 2020). Essas pesquisas contribuem diretamente para o debate sobre concessões, regulação tarifária e políticas de investimento em infraestrutura aeroportuária.
As redes de transporte aéreo e suas propriedades estruturais também têm sido objeto de investigação sistemática. A revisão de literatura de Oliveira, Lohmann e Oliveira (2022) traça a evolução de quase cinco décadas de estudos sobre redes aéreas, enquanto Oliveira e Oliveira (2022) analisam empiricamente os determinantes da malha de rotas da Azul Linhas Aéreas. O caráter quantitativo dessas pesquisas inclui o uso de modelos econométricos de redes complexas e análise da distribuição territorial, bem como análise de eventos, revelando padrões de conectividade e estratégias de expansão e consolidação de redes.
Na dimensão operacional, o núcleo tem avançado na análise de eficiência técnica e ambiental. Oliveira et al. (2021) estimam a eficiência no consumo de combustível levando em conta decisões dinâmicas de renovação de frota, explorando o papel dos preços de combustível como sinal econômico. Almeida e Oliveira (2023) desenvolvem um modelo econométrico para explicar a velocidade de voo, conectando decisões operacionais a fatores de mercado e técnicos. Esses estudos se inserem na fronteira da literatura sobre eficiência operacional e sustentabilidade ambiental, com implicações diretas para políticas de descarbonização do transporte aéreo.
O comportamento do passageiro e a qualidade percebida do serviço emergem como temas centrais em trabalhos recentes, conectando economia do transporte a psicologia e ciência do comportamento. Oliveira, Oliveira e Vassallo (2023) analisam como traços psicossituacionais latentes influenciam a avaliação da qualidade e a percepção de atrasos em pesquisas de satisfação, propondo uma abordagem inovadora que vai além de variáveis observáveis. Esse tipo de pesquisa amplia a fronteira da literatura tradicional ao integrar métodos psicométricos com modelos econométricos, oferecendo ferramentas mais precisas para entender e prever a experiência do usuário.
Complementarmente, estudos sobre gestão de redes e operações abordam desde estratégias de agendamento de voos (Eufrásio, Eller & Oliveira, 2021) e internalização de congestionamentos (Miranda & Oliveira, 2018) até efeitos de entrada de companhias de baixo custo sobre atrasos e eficiência operacional (Bendinelli, Bettini & Oliveira, 2016). Essas investigações utilizam modelagem de dados de alta frequência, análises de eventos e técnicas de inferência causal para revelar como decisões empresariais afetam desempenho operacional e bem-estar dos passageiros.
O conjunto dessas pesquisas demonstra o compromisso do núcleo com a produção de conhecimento científico de alta relevância e impacto aplicado. Ao integrar métodos quantitativos avançados, teorias econômicas e insights comportamentais, os estudos desenvolvidos oferecem contribuições originais para áreas como economia dos transportes, regulação, políticas públicas, sustentabilidade, marketing aéreo e análise de redes complexas. Mais do que descrever o funcionamento do setor, essas pesquisas buscam explicá-lo e antecipar suas transformações, apoiando decisões estratégicas e políticas em um ambiente em constante evolução.
Artigos publicados no âmbito do NECTAR-ITA
Oliveira, A. V. M., Oliveira, B. F., & Vassallo, M. D. (2023). Airport service quality perception and flight delays: Examining the influence of psychosituational latent traits of respondents in passenger satisfaction surveys. Research in Transportation Economics, 102, 101371. https://doi.org/10.1016/j.retrec.2023.101371
Almeida, E. E., & Oliveira, A. V. M. (2023). An econometric analysis for the determinants of flight speed in the air transport of passengers. Scientific Reports, 13(1), Artigo 1. https://doi.org/10.1038/s41598-023-30703-y
de Oliveira, R. P., Lohmann, G., & Oliveira, A. V. M. (2022). A systematic review of the literature on air transport networks (1973-2021). Journal of Air Transport Management, 103, 102248. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2022.102248
Oliveira, A. V. M., Caliari, T., & Narcizo, R. R. (2022). An empirical model of fleet modernization: On the relationship between market concentration and innovation adoption by airlines. Research in Transportation Business & Management, 43, 100704. https://doi.org/10.1016/j.rtbm.2021.100704
Oliveira, B. F., & Oliveira, A. V. M. (2022). An empirical analysis of the determinants of network construction for Azul Airlines. Journal of Air Transport Management, 101, 102207. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2022.102207
Brito, I. R. S., Oliveira, A. V. M., & Dresner, M. E. (2021). An econometric study of the effects of airport privatization on airfares in Brazil. Transport Policy, 114, 338–349. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2021.10.015
de Oliveira, R. P., & Oliveira, A. V. M. (2021). Financial distress, survival network design strategies, and airline pricing: An event study of a merger between a bankrupt FSC and an LCC in Brazil. Journal of Air Transport Management, 92, 102044. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2021.102044
de Oliveira, R. P., Oliveira, A. V. M., & Lohmann, G. (2021). A Network-Design Analysis of Airline Business Model Adaptation in the Face of Competition and Consolidation. Transportation Science, 55(2), 532–548. https://doi.org/10.1287/trsc.2020.1025
Eufrásio, A. B. R., Eller, R. A. G., & Oliveira, A. V. M. (2021). Are on-time performance statistics worthless? An empirical study of the flight scheduling strategies of Brazilian airlines. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 145, 102186. https://doi.org/10.1016/j.tre.2020.102186
Oliveira, A. V. M., Narcizo, R. R., Caliari, T., Morales, M. A. V., & Prado, R. (2021). Estimating fuel-efficiency while accounting for dynamic fleet management: Testing the effects of fuel price signals and fleet rollover. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 95, 102820. https://doi.org/10.1016/j.trd.2021.102820
Santos, L. J., Oliveira, A. V. M., & Aldrighi, D. M. (2021). Testing the differentiated impact of the COVID-19 pandemic on air travel demand considering social inclusion. Journal of Air Transport Management, 94, 102082. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2021.102082
Narcizo, R. R., Oliveira, A. V. M., & Dresner, M. E. (2020). An empirical model of airline fleet standardization in Brazil: Assessing the dynamic impacts of mergers with an events study. Transport Policy, 97, 149–160. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2020.05.021
Oliveira, R. P., Oliveira, A. V. M., Lohmann, G., & Bettini, H. F. A. J. (2020). The geographic concentrations of air traffic and economic development: A spatiotemporal analysis of their association and decoupling in Brazil. Journal of Transport Geography, 87, 102792. https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2020.102792
Bettini, H. F. A. J., Silveira, J. M. F. J., & Oliveira, A. V. M. (2018). Estimating strategic responses to the march of a low cost carrier to primary airports. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 109, 190–204. https://doi.org/10.1016/j.tre.2017.11.004
Marques Junior, C. H., Eller, R. de A. G., & Oliveira, A. V. M. (2018). Are passengers less willing to pay for flying turboprops? An empirical test of the “turbo aversion hypothesis”. Journal of Air Transport Management, 73, 58–66. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2018.08.005
Miranda, V. A. P., & Oliveira, A. V. M. (2018). Airport slots and the internalization of congestion by airlines: An empirical model of integrated flight disruption management in Brazil. Transportation Research Part A: Policy and Practice, 116, 201–219. https://doi.org/10.1016/j.tra.2018.06.008
Oliveira, M. V. R., & Oliveira, A. V. M. (2018). What drives effective competition in the airline industry? An empirical model of city-pair market concentration. Transport Policy, 63, 165–175. https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2017.12.021
Bendinelli, W. E., Bettini, H. F. A. J., & Oliveira, A. V. M. (2016). Airline delays, congestion internalization and non-price spillover effects of low cost carrier entry. Transportation Research Part A: Policy and Practice, 85, 39–52. https://doi.org/10.1016/j.tra.2016.01.001
Bettini, H. F. A. J., & Oliveira, A. V. M. (2016). Two-sided platforms in airport privatization. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 93, 262–278. https://doi.org/10.1016/j.tre.2016.06.003
Oliveira, A. V. M., Lohmann, G., & Costa, T. G. (2016). Network concentration and airport congestion in a post de-regulation context: A case study of Brazil 2000–2010. Journal of Transport Geography, 50, 33–44. https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2015.01.001
Rolim, P. S. W., Bettini, H. F. A. J., & Oliveira, A. V. M. (2016). Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A regression-based event study. Journal of Air Transport Management, 54, 31–41. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2016.03.019
Melo Filho, C. R., Salgado, L. H., Sato, R. C., & Oliveira, A. V. M. (2014). Modeling the effects of wage premiums on airline competition under asymmetric economies of density: A case study from Brazil. Journal of Air Transport Management, 36, 59–68. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2013.12.010
Huse, C., & Oliveira, A. V. M. (2012). Does Product Differentiation Soften Price Reactions to Entry? Evidence from the Airline Industry. Journal of Transport Economics and Policy, 46(2), 189–204. https://www.jstor.org/stable/24396362
Costa, T. F. G., Lohmann, G., & Oliveira, A. V. M. (2010). A model to identify airport hubs and their importance to tourism in Brazil. Research in Transportation Economics, 26(1), 3–11. https://doi.org/10.1016/j.retrec.2009.10.002
Oliveira, A. V. M., & Huse, C. (2009). Localized competitive advantage and price reactions to entry: Full-service vs. low-cost airlines in recently liberalized emerging markets. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 45(2), 307–320. https://doi.org/10.1016/j.tre.2008.09.003
Bettini, H. F. A. J., & Oliveira, A. V. M. (2008). Airline capacity setting after re-regulation: The Brazilian case in the early 2000s. Journal of Air Transport Management, 14(6), 289–292. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2008.04.006
Oliveira, A. V. M. (2008). An empirical model of low-cost carrier entry. Transportation Research Part A: Policy and Practice, 42(4), 673–695. https://doi.org/10.1016/j.tra.2008.01.025
Turolla, F. A., Vassallo, M. D., & Oliveira, A. V. M. (2008). Intermodal Competition in the Brazilian Interstate Travel Market. Economic Analysis Review, 23(1), 21–33. https://ideas.repec.org/a/ila/anaeco/v23y2008i1p21-33.html
Oliveira, A. V. M. (2003). Simulating revenue management in an airline market with demand segmentation and strategic interaction. Journal of Revenue and Pricing Management, 1(4), 301–318. https://doi.org/10.1057/palgrave.rpm.5170035